21ª e 22ª Etapas da Volta a Portugal em BTT - Piodão-Torre-Belmonte-Almeida, 21,22 e 23 de Maio de 2010

Corria o tórrido dia 21 de Maio quando na companhia do JMB e Peregrino nos fizemos aos montes do Canhestro com direcção ao Piodão, de onde iria partir a 21ª Etapa da VPBTT. A ideia inicial era ser uma tarde agradável com passagem pelas praias fluviais da região. As praias estavam lá, lindasss....


O problema veio depois das praias, pois o calor era mais que muito, e as subidas nunca mais acabavammmmmmmmm...

Mas aquelas vistas compensavam qualquer sacrifício, mas iam deixar marcas para o dia seguinte, onde a Torre tinha de ser conquistada.
A chegada ao Piodão foi feita ainda com o Sol bem quente, e deu direito a uma banhoca ao natural.

No dia seguinte começava a tão esperada etapa, a Rainha da VPBTT, com a subida aos 1993mt, o ponto mais alto de Portugal Continental.
A saida do Piodão foi espectacular, com um trilho a serpentear aquelas enormes Serras, que pareciam não ter fim, com direito a uma descida alucinante, que nos levaria ao inicio dos 25km de subida até ao alto da Torre!

Na subida tive quase sempre a companhia do Guedes, que me serviu de modelo para fotos espectaculares, mas quem em nada conseguem simbolizar o sentimento que temos ao percorrer aqueles pequenos trilhos no meio daqueles "Monstros"!



Foi a minha 1ª subida em Bicicleta à Torre e logo numa etapa da VPBTT.  Apesar do calor, cerca de uns 25ºC lá no alto, a neve que havia caído no fim de semana anterior ainda marcava presença e dava um colorido bem especial a toda a Serra.


Seguiu-se uma descidaaaaaaaaaaaa daquelas que nunca mais acabava, por trilhos muito rápidos e as paisagens de retirar o folego continuaram a acompanhar-me durante mais de 25km a descer.


No final a satisfação era enorme, e apesar de ainda faltar um pouco para acabar a etapa, a sensação de dever cumprido percorria-me, e deu direito a um grande momento Zen na companhia do JMB e Peregrino  que comigo ficaram. O que custou mais foi arrancar para terminar a etapa, mas fomos fazendo aos poucos, subindo mais umas serras, e ainda com direito a boleia num belo fiat 127...



Finalmente Belmonte apareceu na Planície e os "Monstros" ficavam para trás. Vinha a hora do merecido descanso.
No dia seguinte parti para a 22ª Etapa com uma sensação diferente, tinha conseguido dormir umas horas e no dia anterior venci o Monstro, com ele em Brasa. O dia começava bem mais fresco, e rolante, apesar de uma subidita aqui e ali, com passagem por belos Castelos...


 A etapa era bastante rolante, talvez mesmo uma das mais fáceis da Volta a Portugal até agora, mas com trilhos muito bonitos, de uma zona que para mim também voltou a ser novidade. Finalmente cheguei a Almeida, que com a sua Bela Fortificação impõe muito respeito a qualquer um que se atreva a penetrar no seu interior.

Foram 3 dias de intenso BTT, na companhia de muitos alucinados que cada vez mais mostram como é bom percorrer este nosso belo País, e que não se acanham perante nenhuma dificuldade.

Um grande Bem Haja para todos. 



0 comentários: