30ª, 31ª, 32ª Etapas VPBTT, Valença-Ponte de Lima-Porto-Aveiro, 6,7,8 de Maio 2011

Aproveitando a deslocação para a 31ª e 32ª etapa, fui fazer a ligação que me faltava da 30ª etapa de Valença a Ponte de Lima. Desta vez sem chuva dando para aproveitar todos os recantos do centenar caminho de Santiago. Deu para sair de Lisboa de Expresso às 8h da matina e começar a pedalar em Valença ás 14h.
Nunca foi minha intenção fazer o "Caminho", mas estando lá mesmo que em sentido contrário, passando por todos aqueles Peregrinos, e toda aquela devoção deixada em símbolos por toda a parte, torna aquele um caminho diferente daqueles que estamos habituados a percorrer. 


Constantemente cruzamos-nos com Peregrinos, ora seja a pé ora seja em bicicleta, onde cheguei a passar por grupos com cerca de 30 ciclistas.
O percurso, apesar de mais urbano do que aquele que o topo norte de Portugal nos proporcionou, não deixa de dar a sua luta, entre singles pedregosos, calçadas volumosas, e descidas um pouco menos católicas.



Ponte de Lima-Porto,
Desta vez a batalha iria ser travada entre Ponde de Lima e o Porto.  O campo de batalha é um dos mais concorridos da região, onde por todo o lado existe informadores e contra informadores que baralham as tropas, e tentam mesmo iludir o plano inicial com setas e contra setas, ora para a direita ora para a esquerda, umas repintadas outras disfarçadas, e até as novas tecnologias ficam baralhadas.
Para evitar qualquer contratempo com o batalhão, reuniram-se vários grupos e cada um tomou um caminho diferente para chegar a Ponte de Lima. Mas à chegada todos se juntaram num cantinho atrás das Muralhas, onde todas as estratégias foram preparadas para dois dias alucinantes, e o corpo hidratado convenientemente para o que ai vinha.


Depois do banquete, mais uma vez para baralhar o inimigo, os grupos dividiram-se cada um para seu lado. Ao meu grupo coube a dura tarefa de se entranhar nos mais pantanosos campos inimigos, jamais pisados pelo gangue das bicicletas. De forma a não ser-mos detectados os 7 Maluscouteiros avançaram sem dó nem piedade pelo pântano a dentro, uns completamente ás escuras, outros aos S's para a evitar qualquer jacaré que pudesse estar no caminho. E lá chegámos bastante alegres e molhados ao esconderijo onde passámos a noite, que poderia ter corrido muito bem, não fossem as almas penadas de vários jacaréssauros que nos tentaram assustar durante a noite...





De manhã percebemos onde nos tinhamos enfiado...
Depois das tropas reunidas em Ponte de Lima, e uma ração reforçada, lá partiu o gangue até ao Porto, sempre carregando a cruz por todo o caminho
Chegados ao Porto houve tempo para tudo...

.. Depois de uma noite bem passada no Porto, uns Guerreiros foram para o Hotel os outros para o Quartel, ah pois é, são Guerreiros TOMALÀ, quartel com vocês. O dia seguinte seria dedicado a saborear as conquistas anteriores, isto se não fosse o teimoso vento de frente até Aveiro...


 E lá chegámos a Aveiro...




Mais fotos e relato em:

http://www.projectobtt.com/forum/index.php?topic=14873.0

0 comentários: