19ª e 20ª etapas Volta a Portugal em BTT, Penha Garcia-Castelo Novo-Piodão, 20 e 21 de Março

A expectativa para estas etapas era enorme, foram 5 meses a sonhar com elas, e com aquelas maravilhosas paisagens que levamos anos a "Quimbejar", e a babar sempre que vemos fotos de alguém que andou por aquela zona.

A noite de sexta para Sábado foi muito mal dormida, mas o dia de sábado acordou maravilhoso, subimos à Serra de Penha Garcia num ápice e todos alucinámos naquelas paisagens "Alpianas", mesmo ao terminar a Serra a chuva apareceu, e levou a alguns abandonos e mudanças de ritmo, o que até ali tinha sido feito num ápice começou a tornar-se muito pesado devido ao acumular da água por todos os trilhos, e de seguida vinha a Calçada Romana de Monsanto, a sua subida foi feita a conta gotas, ora dava para pedalar, ora derrapávamos constantemente naquelas pedras lisas molhadas e cheias de musgo. A descida tornava-se ainda mais perigosa, e para apesar de toda a precaução o azar bateu-me à porta, ou neste caso na zona lombar, uma enorme pancada nas laterais da calçada romana, levou ao meu abandono em Idanha-a-Velha. Era-me impossível montar ou sair da bicicleta, as dores eram tantas, que pensei mesmo que a minha continuação estava comprometida. 
Felizmente após os exames não havia nada de preocupante, seria mesmo só uma questão de suportar as dores, e acordar ás 5h45 para poder estar à partida em Castelo Novo ás 7h00 da manhã.
Nunca me foi tão fácil acordar de madrugada, a vontade de fazer a etapa seguinte era tanta, que já nem me lembrava da queda, nem das suas consequências, ás 7h00 partimos para a alucinação, iamos acompanhando a Gardunha, entre pequenas aldeias, ora subindo ora descendo ligeiramente, até que chegou a "Partida", sim esta foi mesmo a partida oficial desta etapa, tal como já anteviam os gráficos, a subida começou mesmo ali ao lado da ultima casa da aldeia. E que subida, a cada curva pensávamos que era ali que terminava, mas ao contrário a cada curva a sua inclinação era maior, e vieram curvas atrás de curvas, até que quase se chegou ao "Céu", estávamos nos mil metros, e atingimos as "Nuvens", fiquei estupefacto, alucinado, e ao mesmo tempo cego, pois não se via um palmo à frente da bicicleta. Conseguia saber o caminho apenas através do risco que o GPS possuía, e mais ou menos guiado pelos motores das Eolicas que constantemente tentavam meter estas em rotação, mas a espectacular ausência de vento que se verificava, não as permitia "pegar". A temperatura era muito amena, ao contrário daquilo que esperava. Rolei sozinho uns km nestas condições bem no topo da Gardunha, até que o Sol voltou novamente a brilhar, e consigo trouxe as paisagens fenomenais que o intenso nevoeiro teimava em esconder. Fez-se luz e encontrei o "grupo fugitivo", uma enorme carga de Adrenalina fez-me "voar" por a descida a baixo, foram curvas alucinantes, pressionado na roda pelo Remi, meti talega a fundo, e um enorme TOMA LÀ quando cheguei finalmente ao ZEZERE.  Já se via Dornelas, e o 1º Pit Stop do dia, que ao contrário do que se previa ser para o almoço aconteceu ás 10h45. Foi uma longa paragem à espera de reagrupar toda a malta, para o arranque previsto as 12h, hora em que o calor apertou mais, e a preguiça começou-me a atacar. Mas não podia baixar os braços, decidi arrancar, e começar o que já anteriormente previa como outra subida alucinante, e assim foi mas com o Sol e a ausência de vento a fazer das suas. Aqui a divisão dos grupos foi maior, e fique com o JMB,  foi cerca de uma hora a subir novamente até aos mil metros, destas vez era a Serra do Açor a ser conquistada, seguiu-se mais uma descida, e outra subida semelhante, ao todo contei mais 4 destas subidas acima dos mil metros  :hypo: Em todas elas a vista do topo e que nos acompnhava nas subidas era deslumbrante, a ultima foi mesmo a mais penosa, subimos por alcatrão a cerca de 1200 metros, mas a recompensa foi óbvia, lá em baixo vislumbrava-se uma terra muito pequenina, quase parecendo uma formiga, composta de casinhas muito pequeninas e muito negras, o PIODÃO.
TOMA LÁAAAAAAAAAA!!!

Obrigado a todos pelo incentivo.

1 comentários:

Remi disse...

Grande fim de semana que foi ... já estava a precisar de uma recarga de baterias :)

Toma Lá!!! :))))))